FTTH FiberHome em Condomínios Verticais

Postado em 13/abr/2018 em GPON Provedores

FTTH FiberHome em Condomínios Corporativo

O FTTH FiberHome está em evidência no mercado ISP, porém, outro nicho é o mercado de Condomínios Verticais e Hotéis.

Este mercado é bem interessante de se atuar, pois há uma grande necessidade de se aproveitar a mesma infraestrutura para diversos serviços.

O perfil de Condomínios é mais concentrado e requer um grande aproveitamento de toda a infraestrutura.

Rede para Condomínios ou Hotéis

Os edifícios residenciais e comerciais, geralmente, são edifícios completos com muitos quartos no mesmo andar e a área dos usuários é relativamente pequena.

Os maiores usuários são geralmente as pequenas empresas, pois tem escalas menores e as necessidades de negócios mais específicas.

Os requisitos deste mercado são relativamente simples, pois requerem um baixo custo.

Basicamente, este público requer acesso a banda larga (à Internet), voz (central telefônica PABX), IPTV, etc.

FTTH FiberHome

Diagrama de rede FTTH

Os usuários de edifícios residenciais e comerciais exigem velocidades de 4 a 20 MBPS no modo simétrico ou assimétrico.  Em modos unidirecionais ou redes de acesso interno a serviços mais específicos, o perfil pode mudar um pouco.

Os esquemas de construção de redes residenciais e comerciais podem ser referenciados ao modo público também, pois, basicamente, os mesmos serviços são ofertados.

No entanto, outros padrões também são utilizados, tal como o FTTO e o FTTB, porém, um pouco mais defasado.

Embora seja necessário fornecer voz, dados, Wi-Fi e IPTV (imagem), a tecnologia pode ser reaproveitada entre os protocolos IPs.

O Mercado Condominial para FTTH

Este nicho tem basicamente uma necessidade composta de internet, ramal de telefonia e Imagem ou TV. Isto ainda pode ser expandido para monitoramento de imagens entre outros recursos e serviços atribuídos.

Vale lembrar que a criatividade em projetar redes com este perfil é bem-vinda. É preciso conhecer sobre as tecnologias que serão utilizadas em cada um destes mercados.

O perfil residencial pode ser aproveitado de forma diferenciada no quesito Custo x Volume. Já no mercado corporativo ou em Hotéis, isto pode ser em função da Rotatividade x Qualidade.

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Rogério Barion
ENTELCO TELECOM