FTTH FiberHome em Condomínios Verticais
Postado em 13/abr/2018 em GPON Provedores
FTTH FiberHome em Condomínios Corporativo
O FTTH FiberHome está em evidência no mercado ISP, porém, outro nicho é o mercado de Condomínios Verticais e Hotéis.
Este mercado é bem interessante de se atuar, pois há uma grande necessidade de se aproveitar a mesma infraestrutura para diversos serviços.
O perfil de Condomínios é mais concentrado e requer um grande aproveitamento de toda a infraestrutura.
Rede para Condomínios ou Hotéis
Os edifícios residenciais e comerciais, geralmente, são edifícios completos com muitos quartos no mesmo andar e a área dos usuários é relativamente pequena.
Os maiores usuários são geralmente as pequenas empresas, pois tem escalas menores e as necessidades de negócios mais específicas.
Os requisitos deste mercado são relativamente simples, pois requerem um baixo custo.
Basicamente, este público requer acesso a banda larga (à Internet), voz (central telefônica PABX), IPTV, etc.
Os usuários de edifícios residenciais e comerciais exigem velocidades de 4 a 20 MBPS no modo simétrico ou assimétrico. Em modos unidirecionais ou redes de acesso interno a serviços mais específicos, o perfil pode mudar um pouco.
Os esquemas de construção de redes residenciais e comerciais podem ser referenciados ao modo público também, pois, basicamente, os mesmos serviços são ofertados.
No entanto, outros padrões também são utilizados, tal como o FTTO e o FTTB, porém, um pouco mais defasado.
Embora seja necessário fornecer voz, dados, Wi-Fi e IPTV (imagem), a tecnologia pode ser reaproveitada entre os protocolos IPs.
O Mercado Condominial para FTTH
Este nicho tem basicamente uma necessidade composta de internet, ramal de telefonia e Imagem ou TV. Isto ainda pode ser expandido para monitoramento de imagens entre outros recursos e serviços atribuídos.
Vale lembrar que a criatividade em projetar redes com este perfil é bem-vinda. É preciso conhecer sobre as tecnologias que serão utilizadas em cada um destes mercados.
O perfil residencial pode ser aproveitado de forma diferenciada no quesito Custo x Volume. Já no mercado corporativo ou em Hotéis, isto pode ser em função da Rotatividade x Qualidade.
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Rogério Barion
ENTELCO TELECOM